Leitura bíblica: 1 Samuel 15.10-12
"Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião" (Hb 3.15).
É muito ruim começar bem uma jornada e concluí-la em uma ruína depois de muitas oportunidades de vitórias e glórias, ainda mais quando estas vieram diretamente de Deus. Foi o que ocorreu com Saul, o primeiro rei de Israel.O profeta Samuel o havia ungido solenemente para esse cargo (1Sm 10.1). Depois o Espírito de Deus apossou-se dele e ele passou a profetizar (ou seja, a falar legitimamente em nome de Deus - 1Sm 10.10) No entanto, não demorou muito para Saul se afastar do Senhor a quem devia todos esses privilégios. Fez isso de várias maneiras: primeiro julgou ser mais do que era, oferecendo um sacrifício, o que não era de sua competência (1Sm 13.8 em diante). Mais tarde deixou de executar as palavras do Senhor segundo teria sido seu dever (1Sm 15.3,9). Em seguida confirmou seu desprezo por Deus erigindo um monumento em sua própria honra (1Sm 15.12).
Tudo isso fez Deus arrepender-se (ou seja, lamentar profundamente) de lhe ter concedido tal missão, e agora teve de substituí=lo. Daí em diante, Saul, perdeu totalmente o contato com Deus, passando a sofrer assédios apavorantes de Satanás e descendo cada vez mais até o fundo de um poço de misérias, até terminar em um trágico suicídio.
É muito grave ter conhecimento do Deus vivo e verdadeiro, aquele que leva absolutamente tudo a sério, e querer brincar com ele, agindo negligentemente com o que lhe diz respeito.
O arrependimento de Deus sobre nós é o resultado da nossa recusa em nos arrependermos do nosso orgulho e da nossa desobediência a ela. É uma terrível tragédia, e Samuel sofreu para anunciá-lo a Saul. Fica a pergunta: como estamos nós com Deus aqui e agora? - EA
DEUS NOS ADVERTE A NOS ARREPENDERMOS PARA QUE ELE NÃO TENHA DE SE ARREPENDER DE NÓS
Nenhum comentário:
Postar um comentário