Leitura bíblica: Gênesis 42.18-22
"Na minha angústia clamei ao Senhor, e o Senhor me respondeu dando-me ampla liberdade" (Sl 118.5)
Por que estou sofrendo dessa angústia sem fim e não tenho ânimo para nada? Não é melhor morrer? Só não "fiz uma besteira" (suicídio) até agora porque tenho medo do inferno. Com frequência ouvimos algo assim de pessoas aflitas e desesperadas.
O texto bíblico de hoje faz parte da perigosa trajetória dos onze irmãos de José, os patriarcas do povo de Israel. Por inveja, sentimentos de inferioridade e raiva eles planejaram matar seu irmão, e só não o fizeram porque preferiram vendê-lo como escravo para o Egito. Além disso, cometeram o grave pecado de mentir para enganar seu pai idoso, simulando a morte de José. Passados anos de muitas perseguições injustas, Deus abençoou José, que foi por fim promovido a governador do Egito durante a grande fome ocorrida ali e nas regiões vizinhas, inclusive na velha terra de seus familiares. A aflição da fome promoveu o reencontro de José e seus irmãos. Nessa ocasião eles reconhecem sua culpa em meio à angústia de José. O resultado é ansiedade e pânico com o que poderia lhes acontecer. Todos eles sofreram angústias - José pelas injustiças que sofreu, e seus irmãos por causa da culpa que pesava sobre eles. Agora somente Deus podia resolver a situação. A angústia causa uma sensação de aperto que pode transtornar toda a pessoa. Como ele também pode ter causa orgânica que requeira tratamento médico, muitos recorrem logo a medicamentos quaisquer ou buscam curas místicas ou milagrosas no mínimo suspeitas. Se você sofre de angústia não claramente orgânica e tratável pelo médico, talvez ela venha de um sofrimento como o de José ou de culpa, como dos seus irmãos. Eles ficaram livres daquilo depois que confessaram o mal que cometeram (veja Provérbios 28.13); José quando perdoou seus irmãos.
Seja qual for o seu caso, porém, o primeiro passo a dar está no versículo em destaque hoje: fale com Deus a respeito! - EA
A GRAÇA DE DEUS NOS LIBERTA DO APERTO DA ANGÚSTIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário