terça-feira, 4 de outubro de 2011

Chuva

Leitura bíblica: 1 Reis 17.1 e 18.41-45
"[Elias] orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos." (Tg 5.17-18)
Não são apenas as crianças que fazem perguntas difíceis, os adultos também. Meu marido seguidamente faz perguntas teológicas que me fazem parar para pensar e estudar um pouco mais a Bíblia. A última dele foi sobre a chuva. Como ele é agricultor e depende dela para o seu sustento, sempre observa a quantidade que cai em cada lugar. Ele queria saber se Deus determinou quantos milímetros de chuva cairão ou se isto faz para das leis da natureza. Deus criou a natureza e estabeleceu certas leis para ela, como as quatro estações do ano e também as chuvas conforme Jó 28.26 (ARA). Mas Deus é soberano e está acima até mesmo de suas próprias leis: envia a chuva conforme seu querer - o profeta Jeremias afirmou que Deus é quem faz chover no tempo certo (Jr 5.24). Lendo o texto de hoje, vemos Elias orando a Deus, que interfere na natureza e não permite que chova durante mais de três anos. Depois, o Senhor respondeu à oração de Elias e mandou chuva - tudo isso para falar com o obstinado rei de Israel, Acabe - que, apesar de tudo isso, não aceitou a soberania do Senhor em sua vida. Os israelitas acreditavam que a chuva era sinal da bênção de Deus e, quando não chovia, entendiam que era uma advertência ou um castigo por sua desobediência. Castigo ou não, o fato é que todo o funcionamento da natureza que nos cerca é uma manifestação da bondade de Deus e um chamado para nos voltarmos a ele (veja p.ex. Atos 14.16-17).
Deus não tem prazer em nos castigar, mas em abençoar. Para isto, porém, espera que as pessoas o busquem em oração, com humildade, demonstrando arrependimento e deixando seus maus caminhos (2 Cr 7.13-14). Assim como Deus faz chover para dar vida à terra, ele derrama seu perdão e transforma a vida de quem o busca sinceramente. - CTK
COMO A CHUVA CURA A TERRA SECA, O PERDÃO DE DEUS RENOVA A VIDA.

Um comentário:

  1. Assim como Deus envia a chavas sobre a terra, a fim de regar as árvores para que elas produzu frutos,para alimentar os famitos, do mesmo modo ele envia o seu Espírito Santo aos corções dos homens para que estes produzam frutos dignos de arrependimento.

    ResponderExcluir