Leitura bíblica: Êxodo 20.22-26
"Onde quer que eu faça celebrar o meu nome, virei a vocês e os abençoarei" (Êx 20.24).
Segundo o dicionario, "materialista´" é o adjetivo dado a alguém que procura satisfação em coisas materiais. Para mim, no entanto, o materialismo afeta a todos nós com a dificuldade de compreender a realidade a não ser por meio de coisas, e manifesta-se muito claramente na forma como nos relacionamos com Deus. Ele sabe disso, tanto que no texto de hoje (cujo contexto traz os famosos "Dez Mandamentos") teve o cuidado de instruir especificadamente contra a tentação de representá-lo por imagens - isto é, tentar transformar o espiritual em material.
Embora muitos cristãos zelosos combatam firmemente qualquer tipo de ídolo, acabam inadvertidamente incorrendo no mesmo erro, que chamo de materialização do espiritual. Olham para instituições, objetos, templos e até mesmo pessoas como se apenas neles e por eles a divindade se manifestasse. Esse equívoco se expressa em frases do tipo "Depois que mudei para igreja tal..." ou "Quando passei a frequentar a igreja do 'ministro' Fulano...". Sem que se perceba, o Deus Espírito, invisível, acaba sendo "materializado" em coisas boas, mas que são apenas instrumentos usados por ele.
Na leitura bíblica de hoje, vimos que o altar era para ser feito de terra mesmo e, creio que não por acaso, as Escrituras nos informam que o homem foi feito exatamente do pó da terra. A bênção de Deus não depende da igreja A ou B, do líder X ou Y nem dos objetos de culto, sejam eles quais forem. A Bíblia deixa claro que somos habitação do Espírito Santo (1Co 3.16) e que a verdadeira adoração é no espírito do adorador (Jo 4.24). É evidente que há pregadores muito úteis e abençoados e que determinadas instituições religiosas têm práticas e ensino fiéis à Bíblia, mas eles não podem (nem conseguem) substituir uma comunhão íntima e verdadeira do nosso espírito com o Espírito Eterno. - MHJ
NO ALTAR DE SUA VIDA, ADORE APENAS DEUS - NÃO COISAS OU PESSOAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário