terça-feira, 3 de abril de 2012

Incansáveis

Leitura bíblica: 2 Tessalonicenses 3.6-15 http://www.bibliaonline.com.br/acf/2ts/3
"Irmão, nunca se cansem de fazer o bem" (2 Ts 3.13)
Vez por outra surgem pessoas fazendo afirmações apocalípticas, que chegam a assustar. Isso comumente acontece em finais de períodos históricos. Lembram-se do que as pessoas discutem antes de eleições presidenciais? Nossos computadores se superlotam de avisos alarmantes.
Em 2 Tessalonicenses, Paulo escreve para leitores que foram contaminados por comentários apocalípticos, pois, na primeira carta, falou-lhes da volta de Cristo para consolo de cristãos perseguidos. Agora escreve outra para esclarecer dúvidas. Alguns diziam: "Bem, já que Cristo está voltando, para que trabalhar?" e viviam à custa dos outros. Pior, como não trabalhavam, sobrava tempo para se intrometer na vida alheia. Paulo ordena: Se não trabalha, não coma também. Já para os irmãos sinceros ele recomenda o que está registrado no versículo em destaque. Com isso ele quer dizer: Não os tratem como inimigos, mas como irmãos. Quem sempre faz o bem jamais se arrependerá de tê-lo feito. Quer acertar sempre? Responda à ofensa com o perdão;  à calúnia com a misericórdia; ao ódio com o amor. Esse procedimento glorifica Cristo e o cristão.
Os leitores de Paulo deveriam "marcar" os ociosos e não associar-se a eles. Contudo, havia o risco de que exagerassem na dose e, ao invés de benfeitores, agissem como malfeitores. Um bom exemplo de bondade incansável temos no próprio Senhor Jesus com relação a Judas. Ele sabia da desonestidade do discípulo. Podemos supor que, para o Senhor, Judas vali mais do que o dinheiro perdido. E não é esse o desafio que comumente nos é oferecido? Mas, na maioria das vezes, ficamos tão ansiosos em fazer justiça que o resultado acaba sendo o oposto. Ao invés de primeiramente olharmos o outro como pessoa, fixamo-nos no valor econômico. Salvamos dinheiro, mas perdemos vidas. Faça o bem sempre e glorifique a Deus! - MJT
PARA FAZER O BEM, NÃO HÁ FÉRIAS. SEMPRE É TEMPO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário