Leitura bíblica: Eclesiastes 3.18-22 http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/3
"Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade" (Ec 3.11)
Um dito popular afirma que a única certeza na vida é que um dia morreremos. No texto de hoje percebemos que a sabedoria de Eclesiastes concorda com essa ideia. Segundo Ed René Kivitz, o Eclesiastes é o livro mais mal-humorado da Bíblia. E como poderia ser diferente, se afirma que o destino de todos é a morte?
A morte nos assusta, pois nos coloca diante de dilemas. O primeiro deles é o que fazer enquanto a morte não chega. O segundo dilema é o que virá após a morte.
Quanto à primeira questão, o sábio chegou à conclusão de que nesta vida devemos nos alegrar com nosso trabalho. Acrescento a isso a alegria de viver, desfrutar da presença de amigos, um bom almoço, e viver uma vida saudável. Uma vida com qualidade é o anseio de todos.
Mas e com respeito ao que está além da morte?
O autor da carta aos Hebreus afirma que a fé é a prova das coisas que não vemos e a certeza do que apenas esperamos (Hb 11.1). Para o apóstolo Paulo, se a nossa esperança for apenas para coisas desta vida, então somos os mais dignos de compaixão (1 Co 15.19). O versículo em destaque mostra que Deus mesmo colocou em nosso coração o anseio pela eternidade. Fomos criados para um relacionamento com Deus nesta vida que nos conduz a uma existência eterna na presença de Deus. Para alcançar essa existência eterna é primeiro necessário que enfrentemos a morte, o último inimigo. alcançamos a vitória sobre a morte quando depositamos nossa fé e esperança em Cristo. Ele já venceu a morte e a sua ressurreição comprova que ela não tem a última palavra. Portanto, quem vive uma vida com Cristo aqui, pode ter a certeza de que passará a eternidade junto com Cristo (1 Co 15.53). Deus colocou em nosso coração o desejo pela vida eterna, e tornou possível pela fé em Cristo que este desejo se tornasse uma realidade. - AS
EM CRISTO, O ANSEIO PELA ETERNIDADE SE TORNA EM UMA CERTEZA PELA FÉ.
A vida após a morte tem sido um grande dilema para muitos, principalmente quando se quer compreender apenas pelo livro do Ec. Porém é sabido que até mesmo o pregador,disse que tudo que escreveu se refere ao que está debaixo do sol. Se está debaixo do sol, então tudo que foi escrito em Ec. se refere ao que está nesse mundo passageiro. Ao consultarmos outros livros da bíblia, e até as palavras de Jesus, descobrimos que existe uma vida além-túmulo.Desde o Gênesis encontramos referências que nos faz entendermos que ao morrermos ajuntamo-nos aos nossos entes queridos que partiram antes de nós.(GN 25:8) - E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo; Quem foi congregado ao seu povo, o corpo de Abraão ou seu espírito? Claro está que foi o espírito de Abraão, porque Abraão não foi sepultado no mesmo cemitério onde foram os seus Pais, nem tão pouco na mesma sepultura.(NM 20:23,24) - E falou o SENHOR a Moisés e a Arão no monte Hor, nos termos da terra de Edom, dizendo: - Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que tenho dado aos filhos de Israel, porquanto rebeldes fostes à minha ordem, nas águas de Meribá.
ResponderExcluir(NM 20:28) - E Moisés despiu a Arão de suas vestes, e as vestiu em Eleazar, seu filho; e morreu Arão ali sobre o cume do monte; e desceram Moisés e Eleazar do monte.
Exegeses do texto: Arão morreu no monte Hor, e certamente lá foi sepultado, mais os pais de Arão foram sepultados no Egito, pois lá viveram quatrocentos e trinta anos, e morreram. Quem foi recolhido a seu povo, o corpo de Arão ou seu espírito? Claro está que foi seu espírito, o homem interiro.
Continua...
VEJAMOS O QUE NOS DIZ NOSSO AMADO IRMÃO PAULO.
ResponderExcluir(2CO 5:6) - Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor .(Prestou atenção? Enquanto vivemos no corpo, isto significa que vivemos foro do corpo também).
(2CO 5:8) - Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. (este versículo é muito interessante mesmo. Aqui está toda ênfase da vida após a morte, ou então Paulo não escreveu pelo Espírito de Deus, ou nesse momento delirava. Porque ele diz: Deixar este corpo para habitar com o Senhor. Ele poderia ter dito: Deixar este corpo e dormir, ou então, deixar este corpo e entrar na inexistência, até Cristo nos recriar outra vez) Mais ele diz: Habitar, ou seja, morar com o Senhor. Aleluia.(FP 1:21-24) - Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. - Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. - Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. - Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne. ...
Exegese: Paulo nos diz aqui que tinha um ardente desejo de morrer para ir ficar com Cristo. Se Paulo sabia que ao morrer o homem ficaria simplesmente dormindo, ou seja, fora da existência, ele não teria esse desejo de partir e ficar com Cristo. Nesse caso ele não falava de ir ter com Cristo, mas somente de sumir desta vida. Desaparecer do mapa, como alguém se expressa quando está em grande aflição. Ele ainda se expressa dizendo que é muito melhor. Mais para salvar alguns preferia está no corpo.
Ele se expressar está na carne. Ou seja, no corpo. Então ele tinha conhecimento que no seu corpo habitava um ser, que chamamos de espírito. O qual continua existindo após a separação do corpo, quando esse desce à sepultura.
Deus seja louvado
Vejamos o que disse Jesus, o autor da vida:(JO 11:25) - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
(JO 11:26) - E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Só os tolos pode desmentir tais palavras, porque quando examinado essas palavras encontramos que o próprio Jesus falou de duas sentenças: Ele disse que era a ressurreição, e todo que morrer tendo crido nele, viverá. E o que vive e crer nele nunca morrerá, isto nos diz que se eu estou vivo e creio em cristo, mesmo morrendo estarei na presença dele gozandos das delícia do paraíso, aguardando a ressurreição do meu corpo que dorme na terra. Jesus também falou que existe dois tipos de mortos aqui na terra, quando disse ao jovem o o chamou para seguí-lo. disse Ele: Deixa que os mortos enterre os seus mortos, e tu vem e segue-me. Nisso compreendemos que todos que não creem em Deus estão mortos mesmo vivo neste mundo. Da ir entendemos que a palavra morte significa apenas separação.e não extinção. Deus te abençoe abundantemente em todos os aspectos.