terça-feira, 10 de setembro de 2013

Prazer em servir

Leitura bíblica: Salmo 100.1-5 http://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/100
"servir ao Senhor com alegria" (Sl 100.2a ARA)

Em geral, as empresas gostam de afirmar que servir ao cliente é sua maior alegria. Contudo, sabemos que não é bem isso - o prazer de uma empresa é mesmo ganhar dinheiro, e o serviço ao cliente é apenas um meio para esse fim. É natural que seja assim e, descontando a falta de sinceridade, não há mal nenhum no procedimento delas. De fato, ter prazer ou alegria em servir parece contraditório. Normalmente preferimos ser servidos a servir.
Quando o Salmo 100 fala em servir ao Senhor, o serviço em que o autor pensa antes de tudo é o ato de culto a Deus, mas este não deixava também de ser uma obrigação e, nesse sentido não era muito diferente de quaisquer outros serviços, que sempre custam algo - no caso, os sacrifícios materiais oferecidos na ocasião.
De onde viria então a alegria em servir? Não podemos fabricar alegria, decidindo estar alegres. É verdade que muitos tentam isso, mas essas tentativas não passam de casca sem conteúdo. Apenas como exemplo, a maior dessas tentativas é o carnaval. Ruim ou não, é uma alegria no mínimo vazia. E então?
O texto lido fala em gratidão pelo cuidado de Deus conosco, como um pastor zela pelo seu rebanho (v 3). O salmo também louva o amor e a fidelidade de Deus (v 5). São razões para ser grato e se alegrar. Portanto, a origem de do é o "serviço" que primeiramente Deus presta a nós ao nos conceder todos os bens da nossa vida. Pelo fato de Deus ser a fonte de tudo que é bom (Tg 1.17), a Bíblia afirma q a verdadeira alegria provém de convivermos com Deus (Ne 8.10c; Fp 4.4) - e ela será maior e mais estável quanto mais íntima for essa convivência.
Quando isso acontecer, qualquer coisa que fizermos será prazerosa. Assim, quem vive desse modo pode dar-se ao luxo de ter alegria mesmo naquelas atividades que não parecem atraentes - como prestar serviços mesmo sem remuneração! - RK
SERVIR À FONTE DA ALEGRIA SÓ PODE RESULTAR EM PRAZER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário