Lucas 1:1-4
"...Muitas pessoas têm se esforçado para escrever a história das coisas que aconteceram entre nós (v. 1)."
Leitura sugerida:
* João 20:29-31
* 2 Pedro 1:16-21
* 1 João 5:13
Reflita:
Qual dos evangelhos teve o maior impacto em você? Por que? Como Jesus sendo retratado em cada um dos livros de maneira diferente o ajuda a compreendê-lo e entender Seus ensinamentos mais plenamente?
A história de Jesus é apresentada em quatro evangelhos diferentes, cada um abrangendo Sua vida da perspectiva singular de cada escritor. Tem-se dito que Mateus apresenta Jesus como o Rei que vem reinar e governar; Marcos retrata o Servo que vem para servir e sofrer; Lucas descreve o Filho do homem que vem para repartir e se compadecer; e João apresenta o Filho de Deus que vem para revelar e redimir. A maior parte dos evangelhos apresenta as genealogias que realçam quem Ele é.
Mateus traça os ancestrais de Jesus, de Davi a Abraão, apresentando o direito de Jesus ao trono como um descendente direito de Davi, o maior rei que tiveram, e Abraão, o pai fundador da nação judaica (Mateus 1:1-19).
É reveladora a ausência de uma genealogia no evangelho de Marcos, que o retratou como um servo (Marcos 10:45). Talvez a linhagem de um servo seja modestamente ignorada.
Lucas mencionou pessoas e eventos históricos comprovados (Lucas 1:1-4; 2:1-2). Neste livro, a genealogia de Jesus é intencionalmente citada a partir de sua maturidade humana - traçada de volta até Adão. Estabelece a identidade de Jesus como parte da raça humana, como totalmente homem (Lucas 3:23-28).
João nos deu uma genealogia muito diferente - a revelação divina de Jesus como Filho de Deus. João sondou a eternidade passada e reafirmou a deidade de Jesus, revelando que Ele é a segunda pessoa da Divindade (João 1:1-5). Então, Jesus era também totalmente Deus, que entrou na história humana como um homem (João 1:14).
João mesmo explicou: "Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele" (João 20:1). - K.T. Sim
Nenhum comentário:
Postar um comentário