Leitura bíblica: Isaías 5.18-23
"Para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos" (Sl 73.28)
Desde abusar da velocidade no trânsito até sonegar impostos, passando pelos desperdícios de tempo e dinheiro, são muitos os exemplos de como somos atraídos pelo que é mau. Além da atração pelo mal, temos tendência de chamá-lo de bem e ainda de contar vantagem do que fazemos de errado, até em tom de brincadeira.
A Bíblia adverte seriamente contra essa tendência de chamar o mal de bem e o bem de mal. Esta é a raiz de toda prática do mal. Quem faz alguma coisa errada só a faz porque antes se convenceu de que ela não é má. Eva foi convencida antes de pecar de que não estava fazendo nada de mau. A serpente disse que nada aconteceria de mau. Ainda disse que o resultado seria bom - ela seria como Deus (Gn 3.4). Quando queremos fazer alguma coisa errada, arranjamos uma justificativa apropriada para nos desculpar. E em nome do bem, cometemos o mal. Uma pessoa sábia foge desta maneira errada de viver. Chama o bem de bem e o mal de mal.
Quanta coisa tem feito parte de nossa vida sem nunca servir para da de benéfico. Quantos hábitos são constantes em nosso dia-a-dia e só nos fazem piores - porque chamamos o mal de bem. Quantas coisas boas têm sido ignoradas por nós. Desprezamos pessoas amigas, momentos felizes, muitas oportunidades de crescimento e alegria - porque chamamos o bem de mal. Viver de maneira sábia é não se deixar levar pela aparência, mas buscar conhecer a essência das coisas - o que não só parece bom, mas é de fato bom. Não seguir pelo caminho da rapidez e da facilidade, mas pelo caminho reto ensinado na Palavra de Deus.
Isto se aplica mesmo nas coisas simples, como o comportamento no trânsito ou a administração do dinheiro, quanto mais no relacionamento humano, e principalmente, com Deus. A verdadeira satisfação e paz passam pela prática do bem em lugar do mal. - HSG
PARA SE DAR BEM, PRATIQUE O BEM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário