sábado, 24 de dezembro de 2011

Envolto em panos

Leitura bíblica: Lucas 2.1-7
"Isto lhe servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura" (Lc 2.12)
Eu tinha cincos anos de idade quando nasceu o meu irmão caçula. Uma senhora que morava conosco, Tia Emilia tirou de um velho baú um monte de panos e foi ao rio para lavá-los. Ela disse que eram fraldas que eu usava quando criancinha e que agora seriam usadas pelo meu irmãozinho.
O texto de hoje também fala em panos. Que tipo de "panos" seriam aqueles em que Maria enrolou o seu bebê? Certamente não eram como as fraldas descartáveis que conhecemos hoje. Será que eram fraldas semelhantes àquelas que minha mãe usou comigo e que ainda serviram para o meu maninho? Não sei. Mas certamente era o melhor que Maria tinha ao seu alcance.
Aqui na terra, Jesus foi pobre. O apóstolo Paulo explicou: "Vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos (2 Co 8.9). Ao nascer, Cristo foi envolvido em panos, e quando morreu José de Arimateia e Nicodemos, que eram homens ricos, envolveram seu corpo não em panos, mas em lençóis finos e aromas. A sepultura também era nova - isso faz lembrar a profecia de Isaías 53.9m que diz que o Messias haveria de ser sepultado com os ricos.
Que lugar e que tipo de "panos" você teria hoje para Jesus? Ou seja, o que você teria para lhe oferecer? Confesso que os meus panos são imprestáveis. Não servem. Mas pela graça de Deus, revelada em Cristo, ele é que providenciou para mim vestimentas novas, brancas, puras e resplandecentes. Devemos alegrar-nos com o que Deus fez: vestiu-nos com as roupas da salvação e colocou sobre nós o manto da justiça (Is 61.10b). - HM
TROQUE OS PANOS SUJOS DO PECADO PELA NOVA ROUPA DA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário