sábado, 26 de maio de 2012

Confusão

Leitura bíblica: Gênesis 11.1-9 http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/11
"Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer" (Gn 11.6c) 
Pesquisadores afirmam que globalmente a desigualdade na distribuição de renda entre os mais ricos e os mais pobres se agravou, embora outros afirmem que está mais justa. Ao refletir sobre a situação social do Brasil e também de outros países em desenvolvimento, penso que não há nada que possamos fazer para provocar uma mudança real. Tenho a impressão de que nenhuma atitude nossa pode impedir os planos daqueles que desejam lucro e riquezas à custa da pobreza e miséria de muitos.
A história da torre de Babel, relatada na leitura de hoje, parece-me o retrato de uma sociedade semelhante à atual. Sua unidade pelo fato de falarem uma só língua os capacitava para empreendimentos mais ousados. A nova tecnologia descoberta ao fazerem casas de tijolos e piche ao invés de pedras e barro abriu a possibilidade de edifícios mais fortes e impermeáveis. Por que não construir uma grande cidade e demonstrar ao mundo sua força? E, além disso, também fazer uma torre que alcance o céu e definitivamente comprovar o quanto esta civilização é poderosa?
Ninguém poderia negar a grande fama e o poder dos construtores da antiga Babel, pois seu nome foi tornado célebre. Enquanto isso, hoje a busca por novas tecnologias, nas quais depositamos esperança de dias melhores e vida mais tranquila, conduz a humanidade à autossuficiência. Até onde irá o ser humano em sua ganância se alguém não o impedir?
Deus foi até Babel para confundir e espalhar, e assim arruinar os planos megalomaníacos daquele ovo apenas confundindo sua língua. De forma análoga, em Cristo Deus veio ao mundo de forma humilde e confundiu os sábios. A divindade habita corporalmente em Jesus Cristo (Cl 2.9), o que não faz sentido algum para muitos, mas resulta em vida eterna, pela loucura da cruz, àqueles que com humildade reconhecem a sua necessidade de um relacionamento com Deus. - AS
DEUS USA ATÉ MESMO A CONFUSÃO PARA PÔR EM PRÁTICA SEUS PLANOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário