quinta-feira, 17 de maio de 2012

A grandeza da humildade

Leitura bíblica: Daniel 5.18-30 http://www.bibliaonline.com.br/acf/dn/5
"Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes" (1 Pe 5.5c)
O profeta Daniel sempre me impressiona. Ainda jovem, foi levado como escravo para a Babilônia. Determinado, colocou Deus como prioridade em sua vida. Isto teve implicações até na sua alimentação. Entretanto, ele não foi um adorador solitário. Cultivou uma amizade sincera com outros homens fiéis a Deus. Mesmo quando chamado pelo grande rei Nabucodonosor para interpretar o significado de seus sonhos, ele continuou sendo o mesmo: um humilde servo de Deus.
No texto de hoje, Daniel é chamado para revelar o que dizia uma visão estranha que o rei Belsazar teve por ocasião de um banquete. Extrapolando no seu orgulho, o rei tinha utilizado os utensílios do templo de Jerusalém, consagrados ao Senhor. No meio da orgia, defrontou-se com um 'letreiro' na parede e levou aquele susto! Ele viu a mão que escrevia e a mensagem deixada por ela, mas não sabia o seu significado. Quem seria capaz de decifrar aquele enigma? Os sábio do rei não puderam fazê-lo. Então, alguém lembrou-se de Daniel. Antes de revelar o que o escrito dizia, porém, fez uma breve recapitulação da história do rei Nabucodonosor. Depois, chamou a atenção de Belsazar, dizendo que ele não foi humilde: sabendo o que tinha acontecido com aquele rei da Babilônia, procedeu de forma arrogante adorando deuses feitos por mãos humanas, que não ouvem nem entendem aqueles que os buscam. E por não glorificar o Deus da verdade, surgiu aquela inscrição na parede, avisando que seu reinado chegara ao fim, como aconteceu naquela mesma noite.
Quem é humilde reconhece que depende de Deus e o glorifica. A essas pessoas Deus concede sua graça. Esta é sua situação, ou você vive como Belsazar? - HM
PARA DEUS, GRANDE É QUEM É HUMILDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário