segunda-feira, 11 de junho de 2012

Riqueza

Leitura bíblica: 2 Coríntios 6.3-13
"Entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo muitos outros; nada tendo, mas possuindo tudo." (2 Co 6.10)
Em muitos textos da Bíblia transparece um dilema que também nós frequentemente temos. Olhamos ao nosso redor e vemos muitas pessoas que não temem a Deus se dar bem em seus negócios, conseguir bons empregos, enriquecer com o passar dos anos, etc. Nessas horas damos toda a razão ao autor de Eclesiastes: "Há justo que perece na sua justiça e há perverso que prolonga os seus dias na sua perversidade" (EC 7.15 ARA). Perguntamo-nos, então: "Por que isso é assim?"; "Por que não tenho eu uma situação melhor do que aquele que não teme a Deus e nem sequer o conhece?"
Entretanto, o apóstolo Paulo nos faz refletir sobre esta questão e olhar para ela de uma perspectiva diferente. Ao falar sobre as suas circunstâncias, seus sofrimentos e suas privações, Paulo conclui afirmando que, mesmo sendo pobre, pôde enriquecer a muitos; mesmo não tendo nada, possuía tudo. Veja bem: o homem mais rico deste mundo não pode comprar com todo o seu dinheiro aquilo que nós podemos ter de graça. Não é maravilhoso? Nosso tesouro, segundo o ensino de Jesus Cristo no Sermão do Monte, não precisa e nem adianta ser acumulado sobre a terra, pois as coisas deste mundo darão conta de consumi-lo. A verdadeira riqueza deve ser acumulada nos céus (Mt 6.19-21).
De forma nenhuma a Bíblia exige de nós, por exemplo, um voto de pobreza. Podemos e devemos ter nossos sonhos, nossos projetos, nossas metas. Mas o que não devemos fazer é conduzir a vida como se as coisas deste mundo fossem a finalidade da nossa existência. E é aí que entra o conceito de Paulo: mesmo se eu não tiver nada, posso ter tudo, pons não há nada mais valioso do que a salvação em Jesus Cristo. Mesmo sendo pobre ou não tendo todos os bens que gostaria, posso enriquecer a muitos, anunciando-lhes a maravilhosa graça de Jesus. - CK
O QUE HÁ DE MAIS VALIOSO NO MUNDO - A PAZ COM DEUS - PODE SER SEU DE GRAÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário