terça-feira, 5 de junho de 2012

Sacerdócio

Leitura bíblica: Jeremias 6.10-15 http://www.bibliaonline.com.br/acf/jr/6
"Procurarei entre eles um homem que... se pudesse na brecha diante de mim (ou seja, que fechasse o 'rombo' entre nós e Deus),... mas não encontrei nenhum" (Ez 22.30)
"Eu esperava o melhor, mas  o pior aconteceu". Você talvez tenha ouvido ou mesmo dito isso alguma vez. A decepção nos entristece que com situações, quer com pessoas. Ainda mais quando se trata de alguém de responsabilidade em quem se confiou. No texto que você leu, Jeremias denuncia o povo de Deus pela sua corrupção e inclui os profetas e sacerdotes. Ninguém parecia incomodar-se com isso. Os líderes espirituais do povo não apenas deixavam de denunciar o que desagradava a Deus como praticavam o que sabiam ser proibido. Para nós é prova de que "todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Rm 3.23), ou seja, ninguém está isento da tendência de praticar o que é mau.
Deus instituiu sacerdotes em Israel para que representassem o povo diante dele. Porém, somente Cristo é o sacerdote perfeito. Ele desceu do céu, assumindo a forma de homem e, com sua morte, tornou-se o sacrifício aceitável perante Deus. Depois ressuscitou dos mortos, assentou-se à direita do Pai (Hb 10.12b) e hoje continua intercedendo por todos que se aproximam de Deus (Hb 7.25), atuando como advogado em seu favor (1 Jo 2.1b). Ele de fato "se pôs na brecha" entre nós e Deus.
Os seguidores de Cristo também foram chamados de sacerdotes: "Vocês são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pe 2.9). Como membros deste grupo, os cristãos têm acesso a Deus e a missão de proclamar o conhecimento que têm sobre ele. Então, ore por seus amigos, vizinhos e parentes e procure levá-los à fé em Cristo. Além disso, ao contrário dos profetas e sacerdotes do texto que lemos hoje, demonstre com uma vida exemplar a quem você pertence. - TL
SACERDOTE É QUEM DEUS ACEITA COMO REPRESENTANTE DOS HOMENS DIANTE DELE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário