domingo, 8 de julho de 2012

Escolhido

"O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" (1 Sm 16.7c)
Quem não gostaria de ser o escolhido para liderar ou assumir cargos como de um rei? Liderar um povo é uma grande tarefa, de que talvez alguns gostariam e outros não. No início da monarquia do povo de Israel, o próprio Senhor escolhia os reis. Davi foi um desses escolhidos, mas assumiu como rei somente após a morte de Saul, embora tivesse sido ungido antes disso. Deus ordenou a Samuel que ungisse Davi enquanto Saul ainda estava no poder, razão pela qual Samuel temeu. Se Saul soubesse disso, por ser um homem instável, provavelmente iria querer matar Samuel e Davi. Mas Deus fez com que a unção do novo rei acontecesse diante de toda a família de Davi, e somente após a morte de Saul Davi realmente assumiu.
Muitas vezes, quando o Senhor nos escolhe ou dá uma tarefa, quer seja como a que Davi recebeu - para reinar - ou como a de Samuel - de informá-lo disso - temos determinadas convicções. Mas cuidado: podem ser tão somente nossas. Este também foi o caso de Samuel. Quando ele chegou À casa de Jessé e viu Eliabe, disse: "Com certeza é este que o Senhor quer ungir." É possível que Samuel o estivesse comparando com Saul, que era de boa aparência. Que convicção! Entretanto, totalmente errada porque o homem observa somente o físico e o Senhor faz um exame completo, observando nosso interior. Em termos de escolha para as tarefas, o Senhor adota critérios que estão além dos nossos, e são infalíveis. Ou seja, não é a aparência ou a idade que nos tornam dignos para Deus. Deus não se esqueceu de Davi, embora até pela sua família fosse considerado inadequado.
O Senhor continua escolhendo dentre os seus filhos pessoas para desempenharem atividades na sua obra. Não cabe a nós julgar as escolhas de Deus. É melhor e mais seguro pedir que o Senhor confirme sua vontade e suas escolhas, pois somente ele é capaz de observar o profundo do nosso ser. - MZK
DEUS TEM O MELHOR PLANO PARA CADA UM DE NÓS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário