"Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa!" (Pv 15.23)
Em geral, os idosos são desprezados em nossa sociedade. A ênfase na juventude faz com que os mais velhos não consigam mais trabalhar, não sejam considerados bonitos ou interessantes e sejam desrespeitados nos lugares que "ousam" frequentar.
Muitas vezes suas opiniões não são mais consideradas, nem mesmo por seus familiares ou irmãos da igreja, para quem os idosos êm ideias ultrapassadas e não podem entender o que é viver neste século.
roboãao, filho do sábio Salomão e novo rei de Israel, tinha de tomar uma importante decisão. alguns anciãos, que tinham sido conselheiros de seu pai e compreenderam a situação e suas consequências, aconselharam-no. O rei, porém, preferiu dar ouvidos a seus amigos, jovens como ele, e sua decisão insensata resultou na divisão de Israel em dois reinos, Norte e Sul. Como muitos jovens hoje, ele ignorou a experiência e sabedoria daqueles idosos e cometeu um grande erro.
E você, a quem ouve? Quem você busca quando está em situações difíceis, tendo de tomar decisões? Não estou dizendo que não possamos procurar o conselho de amigos mais jovens, mas sim que devemos valorizara a opinião de pessoas com mais experiência, que talvez já tenham passado pelos mesmos problemas. Aos mais velhos, há outra pergunta: quem você ouve? Você tem buscado em Deus a sabedoria e a experiência necessárias para ajudar os mais jovens? Mostre aos outros que você está disponível, sem julgamentos ou restrições quanto aos costumes de nossa época, para levá-los a decisões sábias e baseadas na Bíblia.
Todos nós, jovens ou mais experientes, precisamos buscar o conselho de Deus. Muitas vezes, ele responde nossas perguntas através de pessoas consagradas. Não tenha medo de pedir ajuda e ouvir seus conselhos. Desenvolva, também, uma vida comprometida com Deus e busque novas experiências com ele, para ajudar outros passarem pelas mesmas situações. - VWR
CONSELHO BOM É DE QUEM TEM EXPERIÊNCIA COM DEUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário