Leitura bíblica: Gênesis 45.1-15 http://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/45
"Não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus" (Gn 45.8a)
Diz o provérbio popular que há males que vêm para o bem. Podemos comprovar isso em uma das histórias mas importantes da Bíblia, a de José. Ele era o preferido do pai, Jacó, e os seus irmãos o invejavam. Certo dia venderam-n como escravo para mercadores estrangeiros, que o levaram ao Egito Ali ele passou por diversas experiências, boas e más - até foi preso. Mas devido à sua fé e fidelidade e, principalmente, à sabedoria e aos dons que Deus lhe dera, foi designado governador egípcio. Segundo a orientação divina, nos sete anos de fartura ele estocou o excedente da produção para o período de escassez que viria em seguida.
Quando a fome chegou, seus irmãos tiveram de ir ao Egito buscar mantimento, e se depararam com ele, embora não o tenham reconhecido. Quando José se revelou, antes que seus familiares demonstrassem culpa ou medo, ele disse que foi Deus, e não eles, quem o enviara para lá (veja o versículo em destaque). Isso aconteceu para que pudesse exercer a missão que lhe fora confiada elo Senhor, no sentido de acudir todos os povos, inclusive seus parentes na hora da grande fome.
O texto de hoje me lembra que o próprio Jesus, enviado por Deus, não foi reconhecido por seu povo e acabou sendo morto na cruz por aqueles a quem veio mostrar o amor de Deus.
Paulo, que também passou por todo tipo de experiência, escreveu: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito" (Rm 8.28). O plano de Deus para que todo o que nele crê tenha a vida eterna passou pelo Calvário. A morte do seu Filho em nosso lugar foi uma coisa má aos nossos olhos, mas ocorreu para o nosso bem. Deus transformou o pior evento do mundo em vitória: Cristo ressuscitou! Lembremos disso e da história de hoje quando vierem os problemas - Deus pode transformá-los em bem, para nosso crescimento. - ETA
A ESPERANÇA É UMA EXPECTATIVA SEGURA QUE PERMITE AOS CRISTÃOS OLHAREM PARA O FUTURO COM ALEGRIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário