sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Desafio

Leitura bíblica: Josué 24.14-28
"Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus" (1 Pe 2.10a)
Pouco antes de sua morte, Josué reúne o povo de Israel e lhe apresenta o desafio de ser fiel a Deus. Nessa reunião, ele relembra as grandes bênçãos recebidas, o cuidado de Deus e a posse da terra. Deus deu importância àquele povo, tão pequeno e fraco se comparado com outras nações, libertando-o da escravidão no Egito. Quando nos reunimos em família como cristãos, deveríamos também lembrar-nos do que Deus tem feito por nós. Como Israel, também éramos escravos, mas do pecado, e Deus nos libertou e abençoou. Por meio do Senhor Jesus tornamo-nos importantes, pois ele nos fez seu povo e temos sido abençoados.
Josué exigiu fidelidade total. Outros deuses tinham tomado o lugar do Senhor na vida de algumas famílias israelitas. Era necessário abandoná-los. Josué os desafia a tomar uma decisão. É impossível servir ao Deus vivo e ao mesmo tempo a outro deus. Jesus também ensinou que o cristão não pode servir a dois senhores (Mt 6.24). É necessário escolher. A decisão seria do povo. Josué conhecia bem o Deus a quem servia - como ajudante de Moisés, aprendeu a ser fiel a Deus. Ele e sua família já tinham decidido: serviriam ao Senhor.
Jesus quer ser o Senhor de todos, mas é necessário aceitar o desafio de ser fiel a ele somente. Muitos ainda receiam - como o chefe de uma tribo indígena que respondeu ao missionário: "O caminho de Jesus é bom, mas eu sempre segui os caminhos dos índios durante toda a minha vida, e não posso mudar agora". Tempos depois, o velho chefe ficou muito doente e estava prestes a morrer quando o missionário foi visita-lo. O chefe perguntou: "Posso voltar pra Jesus agora? É que o meu próprio caminho termina aqui, não tem passagem para além do vale".
Está na hora de decidir. Diga você também: "Eu e minha família serviremos ao Senhor!" Faça parte do povo de Deus e dedique sua vida somente a ele. - JG
VOCÊ ACEITA O DESAFIO DA FIDELIDADE TOTAL A DEUS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário