quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Profecias

Leitura bíblica: Deuteronômio 18.14-22
"O Senhor, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no" (Dt 18.15)
Quando o povo de Israel estava peregrinando pelo deserto em direção a Canaã. Deus indicou como deveriam ser tratados os profetas que surgissem naquela época. A função do profeta era tão séria que Deus ordenou a morte de quem ousasse falar em seu nome algo que não tinha sido ordenado ou profetizasse em nome de outros deuses. O texto também explica como descobrir se uma profecia vinha ou não de Deus: observar se o que fora anunciado acontecia realmente. Se uma mensagem não se cumprisse, o povo saberia que o profeta não vinha de Deus e não merecia crédito. Muitos já apareceram tomando para si mesmos algum título como "profeta", "missionário", "apóstolo", "bispo", "pastor" e dizem profetizar em nome de Deus, reúnem o povo para expor suas mensagens e deixam algumas "palavras proféticas" acera do asamento ou prosperidade, ou marcam a data da volta do Senhor. No momento muitos ficam entusiasmados, mas o tempo passa, as fatas expiram e nada acontece, se isso acontecer em seu meio, convém você tomar duas atitudes:
1. Assim como os bereanos no tempo de Paulo (At 17.11), examine a Bíblia e verifique se o que foi falado está de acordo com a Palavra de Deus, ou seja, se tem base bíblica. Toda palavra que acrescente algo ou contradiga o que está registrado na Bíblia deve ser desprezada.
2. Registre o que foi falado, anote o endereço do pregador e cobre dele se algo não acontecer como ele declarou.
No texto que lemos hoje, Deus também falou sobre um grande profeta, que falaria em seu nome (veja o versículo em destaque). Em Atos 3.19-22 e 7.37 vemos este texto aplicado ao Senhor Jesus Cristo, o maior entre todos os profetas. Suas palavras merecem nossa atenção e não há risco de que suas palavras não se cumpram. Portanto, não siga aqueles que se dizem profetas, mas ouça e obedeça ao maior de todos os profetas, Jesus Cristo. - MM

NÃO DÊ OUVIDOS AOS FALSOS PROFETAS; OUÇA JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário