terça-feira, 11 de outubro de 2011

Gerações

Leitura bíblica: Juízes 2.6-12
"Meus ouvidos já tinha ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram" (Jó 42.5)
Este texto de Juízes é chocante. Deus libertou do Egito a multidão dos descendentes de Israel; em uma longa peregrinação de 40 anos transformou-os de um bando desorganizado e confuso de escravos em uma poderosa nação. Viram grandes maravilhas, foram alimentados no deserto, beberam da sua água, viram o mar se abrir e os inimigos serem expulsos. A essência da existência da nação de Israel era a confiança em seu Deus.
Embora tenha permanecido fiel durante a vida de Josué, "depois que toda aquela geração foi reunida a seus antepassados, surgiu uma nova geração que não conhecia o Senhor". Como não conheciam? Eles só existiam por sua intervenção direta!
Não seria papel da geração precedente ensinar seus filhos? Contar-lhes sobre esse Deus, seus feitos grandiosos? Creio que muitos contaram, mas o que faltou a essa nova geração foi ter as experiencias que seus ancestrais tiveram com Deus.
Há mais de 50 anos a graça de Deus resplandeceu sobre uma de minhas avós; por meio dela formou todos gradativamente alcançados. Hoje, até onde sei, todos seus descendentes são tementes a Deus. Mas e papel da minha geração cuidar da próxima; e desta, por sua vez, da próxima e assim sucessivamente (considero inadmissível algum descendente desta família vir a rejeitar a graça de Deus).
Mas como fazer que alguém conheça o Senhor? Ensinando pela palavra e pelo exemplo (discurso  sem prática é vazio), e enquanto é tempo, pois as raízes se formam cedo na vida. E orar, orar muito, em todo o tempo - clamar que nossos filhos conheçam o Senhor não apenas de ouvir dizer, recebendo informações sobre nossas experiências com ele, mas que tenham suas próprias experiências. Afinal, alguém só conhecer verdadeiramente a Deus quando com ele anda e convive na prática. Que Deus tenha misericórdia de nós e de nossos filhos" - MHJ
A COMUNHÃO COM DEUS SÓ PODE SER ENSINADA `CRIANÇA QUANDO VIVIDA NA PRÁTICA.

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