terça-feira, 11 de outubro de 2011

Medo

Leitura bíblica: Gênesis 3.1-24
"O senhor é a minha luz e a minha salvação; de que terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?" (Sl 27.1)
Lemos hoje sobre a desobediência de Adão e Eva a Deus, que resultou em separação entre o homem e Deus, tendência para o mal, culpa, problemas de relacionamento, sofrimento e morte. Para o primeiro casal, a consequência imediata foi sentir vergonha e medo, Desde então, as pessoas sonham em viver sem medo. Porém, os progressos científicos e culturais não trouxeram nenhuma solução para este problema. Até os assaltantes vivem com medo e por isso são mais agressivos e perigosos. Parece impossível viver sem medo!
Mas houve quem viveu sem ele: Jesus. ele não fugiu ou se ocultou de seu inimigos, nem mesmo quando vieram prendê-lo. Entretanto, reconheceu que este sofrimento é uma realidade quando dizia: "Não temam". Mas como não ter medo quando impera o terrorismo e a violência? Quando catástrofes de todo tipo ameaçam a vida? Jesus sabe dos nossos temores, Ele mesmo disse: "Neste mundo vocês terão aflições; contudo tenham ânimo! Eu venci o mundo" (Jo 16.33b) e "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno" (Mt 10.28).
O apóstolo Paulo escreveu uma relação de sofrimentos pelos quais passou: foi preso; açoitado; exposto à morte; golpeado; apedrejado; sofreu naufrágio; passou por perigos nas viagens e cidades; ficou noites sem dormir; teve fome e sede (2 Co 11.23-30). Interresante que ele não citou o medo. Qual o segredo? Em Rm 8.37-39 temos a resposta: "Em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos, nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor". - HM
COM CRISTO NA VIDA, O MEDO PRECISA CEDER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário