quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Veja, é Jesus!

Leitura bíblica: João 21.1-14 http://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/21
"Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai." (Cl 3.17)
Depois que Jesus ressuscitou, seus discípulos ficaram numa situação curiosa: durante um bom tempo, haviam convivido com ele intensamente; quando morreu, parecia que tudo acabara; depois ele ressuscitou e eles voltaram a vê-lo, mas não sempre: ele ia e vinha inesperadamente. Além disso, nem sempre o reconheciam logo - não sabemos por quê, mas a informação que temos é esta. Poderíamos invejá-los um pouco: pelo menos viam o Senhor diretamente e dialogavam com ele. Para nós, sem sua presença física, parece bem mais difícil.
Ainda assim, Jesus nem sempre estava lá, mas a vida continuava. Como deveria continuar? Simão Pedro, a "locomotiva" do grupo, decidiu: voltaria à sua antiga profissão de pescador. Alguns dos ouros gotaram da ideia e o acompanharam. Boa decisão, creio: na falta de um objetivo claro na vida, ocupar o tempo que temos fazendo o que sabemos fazer. É trabalhando que melhor enxeramos necessidades e oportunidades.
Contudo, logo apareceram os problemas os peixes não queriam colaborar. A rede permanecia vazia. Nisso, Jesus interfere e lhes dá uma instrução clara para terem sucesso - e também para ajudar a reconhecê-lo: eles certamente se lembrariam de uma ocasião anterior, quase igual (confira em Lucas 5.4-6). Surpreendentemente, quando chegaram à margem, carregados de peixe, viram que Jesus nem teria precisado deles, mas mesmo assim pedira sua cooperação, acrescentando os peixes deles aos que ele já tinha. Então foram convidados a tomar a refeição com ele.
Nós não enxergamos Jesus e, quando ele se manifesta, nem sempre o reconhecemos. Mas, se nos mantivermos a postos, ele cuidará do essencial da nossa vida e ainda aproveitará e enriquecerá o pouco que podemos contribuir da nossa parte. Neste sentido, tenha um bom dia com Jesus hoje! - RK
COM JESUS, ATÉ NOSSA ROTINA PODE SER FESTIVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário