Leitura bíblica: Lamentações 2.1-13
"Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas" (Cl 3.2)
"Nem tudo que brilha (ou reluz) é ouro", é uma expressão utilizada quando algo parece mais do que é: um bom negócio era uma fraude, um carro badalado desaponta seu comprador, uma pessoa sempre elogiada falha, uma religião que prega garantias de melhor material deixa os novos adeptos desiludidos.
Quando o profeta Jeremias viu as lindas construções de Jerusalém em escombros ficou pasmado: "Como o ouro perdeu o brilho!" (Lm 4.1). A cidade de Deus, outrora santa e abençoada, estava deserta e repleta de ruínas causadas pela invasão dos babilônios que levaram o povo de Judá para o exílio. O profeta fez bem em registrar suas lamentações para a posteridade, para que as gerações seguintes soubessem o triste fim de quem confia nos valores materiais e não em Deus. Toda idade tem seus "brilhos": crianças querendo brinquedos novos e melhores, adolescentes e jovens atraídos pelas vaidades do mundo, adultos procurando a segurança financeira e a terceira idade almejando estabilidade e conforto.
Jesus contou a história do "filho pródigo" que partiu de casa com o sonho de aproveitar a vida como nunca (Lc 15.11-32). Ele tinha muitos amigos e divertimentos para alegrar seu coração. Porém, quando seu dinheiro acabou e uma fome tremenda invadiu a região, ele teve de trabalhar cuidando de porcos e desejando comer a comida dos animais. Como seu sonho perdeu o brilho! Só quando se arrependeu e retornou para casa aprendeu o valor real de viver contente com seu pai.
Quando nos firmamos no propósito de servi a Cristo, tudo mais deixa de brilhar. Nada se compara à íntima satisfação de se concentrar na vida com Deus (nas "coisas do alto") para um dia ganha uma recompensa no céu, com um brilho que perdurará por toda a eternidade para a glória de Deus! - TL
O BRILHO DE SONHOS E BENS SE APAGA; O DA VIDA COM DEUS CRESCE ATÉ A GLÓRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário