Leitura bíblica: Eclesiastes 5.1-7 http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/5
"Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora ... Melhor é não fazer voto do que fazer e não cumprir" (Ec 5.4-5).
Há alguns anos prometi a Deus que leria toda a Bíblia em um ano. Fiz o voto logo nos primeiros dias do ano. Na verdade não fui pressionado por ninguém a prestar esse voto, apenas senti o desejo de conhecer mais a Deus. Pois bem, iniciei a leitura bíblica em janeiro. Lá por julho já não lia assiduamente, e em agosto havia abandonado todo o projeto de leitura bíblica. Entristecido e envergonhado, tive a caradura de querer justificar0me diante do Senhor alegando que não tivera tempo de cumprir o que tinha votado. É verdade, porém, que durante todo o ano não deixei de almoçar, dormir, trabalhar, brincar, ver TV, etc. Tive tempo para tudo, só não para cumprir o que tinha votado. Que desculpa esfarrapada!
E note que a Palavra do Senhor afirma também em Dt 23.21: "Se um de vocês fizer um voto ao Senhor, o seu Deus, não demore a cumpri-lo; pois o Senhor, o seu Deus, certamente lhe pedirá contas, e você será culpado de pecado."
No meio disso, recebi inesperadamente uma convocação para participar de uma missão de combate ao narcotráfico no sertão nordestino. Não tive escolha, fui obrigado por força da lei. Contudo, hoje posso afirmar que fui escalado por Deus. Já que eu afirmara anteriormente não ter tido tempo para ler a Bíblia, o Senhor providenciou duas semanas longe de tudo: até sobrou tempo. De fato, Deus foi misericordioso e não levou em conta "essa ignorância" (At 17.30), mas deu-me uma nova chance para cumprir meu voto. Enfim, naquela época fui "tolo" ao alegar a Deus que não tiver condições para cumprir aquilo que tinha prometido.
Meu amigo, o que você prometeu ao Senhor e até agora não pagou?
Precisamos cumprir nossos votos ao Senhor. Deus não nos obriga a prometer nada, mas fazê-lo e não cumprir é mentira e tolice - e Deus não se agrada de tolos. - DMS.
DEUS NÃO DEPENDE DOS NOSSOS VOTOS, MAS NÓS DEPENDEMOS DA SUA GRAÇA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário