domingo, 15 de julho de 2012

Recompensa

Leitura bíblica: 1 Samuel 17.21-27
"(Deus) recompensa aqueles que o buscam" (Hb 11.6b)
Desde pequenos, fazemos muitas coisas esperando uma recompensa. As crianças comem toda a refeição para ganhar a sobremesa, treinam muito para conquistar uma medalha, capricham nos trabalhos escolares para garantir uma boa nota. Durante minha infância, eu sabia que ganharia iogurte se não chorasse quando a dentista tirasse um dente - então eu segurava as lágrimas, mesmo que a dor fosse muito forte. Eu só comia iogurte nestas ocasiões, então tinha de caprichar e demonstrar coragem diante daquela broca assustadora. Não era fácil, mas valia a pena.
No texto de hoje, lemos que o rei Saul ofereceu uma recompensa a quem derrotasse Golias, um guerreiro filisteu de quase três metros de altura. Todos os israelitas estavam com medo dele, exceto Davi. Ele não estava interessado na recompensa, como muitos podem pensar; estava preocupado em defender o nome do Senhor, cujo povo Golias tinha desafiado. Não queria a glória para si, mas desejava glorificar a Deus - nem que isso custasse sua própria vida. Então, naquela que parecia ser a batalha mais fácil da vida de Golias, Davi matou-o porque confiou no Senhor e lutou em nome do Deus vivo (v 45), que lhe deu a vitória. Davi recebeu sua recompensa por isso - até casou-se com uma das filhas de Saul e recebeu posição de destaque no exército israelita. Mas seu maior prêmio foi ter vencido o inimigo do povo de Deus com a ajuda do Senhor e glorificado Seu nome com isso.
Deus recompensa quem o busca, como diz o versículo em destaque, mas não devemos buscá-lo com segundas intenções, visando prêmios ou para fugir do castigo no inferno. É por amor a ele que entregamos tudo o que temos e tratamos de viver de forma correta, baseados nos padrões bíblicos. A quem dedica sua vida a ele, Deus promete a melhor recompensa de todas: vida transformada por ele aqui na terra e felicidade eterna no céu. - VWR
QUANDO NOSSA VIDA GLORIFICA A DEUS, ELA TAMBÉM SE TORNA GLORIOSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário