terça-feira, 27 de setembro de 2011

Respeito

Leitura bíblica: Salmos 71.17-21
"Ensine os homens mais velhos a serem moderados, dignos de respeito" (Tt 2.2)
Sentado numa espreguiçadeira um idoso gritou "Respeitem o velho!" às crianças barulhentas ao redor que não acatavam seus apelos para se aquietarem. Para muitos, a terceira idade é a mais respeitável. Espera-se que muitos anos de vida convençam os inexperientes a dar ouvidos a sábios conselhos.
Feliz foi o salmista da leitura, pois confiava no Senhor desde a juventude (v. 5), tornou-se "um exemplo para muitos" (v. 7) e foi ensinado pelo Senhor desde bem novo (v. 17). Contava com o Senhor para guardá-lo na velhice a fim de falar de Deus às futuras gerações. Já passou por muitas e duras provas e louvava a Deus pelas vitórias. Diríamos> merece respeito! Acontece, porém, que nem sempre todos os idosos são respeitados, talvez por falta de ensino, mas também porque de algum modo não se qualificam. Por isso, o apóstolo Paulo manda que se ensinem os cristãos mais velhos a viverem de forma a serem dignos de respeito, pois a velhice em si não o garante.
Geralmente o idoso que compreende os jovens é honrado porque se identifica com eles e não os adverte demais. Os jovens não deveriam ser levados a "ter medo de velho", até porque fugirão de quem espalha rabugice e mau humor. Em meio às incertezas da sua vida, querem alguém que os entenda com paciência e que espere vez para ensinar.
O Antigo Testamente parece mandar respeitar a terceira idade em qualquer situação. Condena aqueles que não valorizam os pais e os mais idosos. Jesus deu o exemplo, honrando Maria, sua mãe: na hora da morte entregou-a aos cuidados de João, o discípulo main novo. Paulo admonestou-nos a honrar a todos, sem distinção de idade e sexo. Previu, porém, a possibilidade de uma velhos não merecer o respeito por não dar um bom exemplo, mas de ser alguém como meu sogro: no seu funeral ouviu-se um filho desviado dizer, entre soluços: "Se houve cristão neste mundo, foi papai!" - TL
O QUE VALE NÃO É A IDADE, É MATURIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário