Leitura bíblica: Josué 3.1-7
"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor' (Hb 12.14)
Existem muitas explicações para o que seja santificação (ou consagração), mas nem todas convencem ou satisfazem. Talvez a melhor seja a seguinte: santificação é separar-se para um determinado fim ou, mais exatamente, ser separado por Deus e para Deus. Na prática, isto significa alguém com o qual Deus pode contar.

a leitura de hoje relata o preparo do povo de Deus para a travessia do rio Jordão. Quando se aproximaram dele, perceberam que não existia ponte, nem barco... nada para passar. O que fazer? eles já tinham experiência semelhante, quando Deus abriu o Mar Vermelho para poderem passar (Ex 14.10-22). Josué, o líder do povo, parece perceber a intenção de Deus em intervir novamente e pede: "Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês". Numa ocasião anterior, quando o povo recebeu a lei de Deus, houve a mesma instrução de santificação (EX 19.10-11). Logo após veio a manifestação do poder de Deus. Disso podemos concluir que só faz sentido esperar que Deus se manifeste a nós se nos santificarmos. Os grandes atos de Deus acontecem para quem estáa santificado, separado para dedicar-se somente e ele, pronto a receber suas instruções e então também suas dádivas, que costumamos chamar de bênçãos. Quero mencionar dois passos fundamentais para alcançar a santificação: 1) Reconhecer o pecado, ou seja aquilo em minha via que contraria o que Deus quer de mim e para mim. Exemplo: a oração de Davi no Salmo 51 - uma confissão seguida de uma nova dedicação a Deus. 2) Abster-se do pecado (p.ex. 1 Ts 4.3). Apenas reconhecer a existência de pecado em minha vida ainda não é suficiente para a santificação. Preciso parar de pecar, consagrando-me inteiramente a Deus.
Talvez você já se pergunte já tempo: por que Deus não se manifesta em minha vida? Provavelmente falta santificação. - VS
SANTIFICAÇÃO É A PORTA PARA AS MARAVILHAS DE DEUS NA NOSSA VIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário