terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Conselho de sogro

Leitura bíblica: Êxodo 18.5;13-27
"O sábio de coração é considerado prudente; quem fala com equilíbrio promove a instrução" (Pv 16.21)
Quem já não se preparou para a visita de parentes? Seja para festa de aniversário ou apenas um almoço de domingo, tal visita agita e alegra as famílias. Geralmente, junto com ela está incluída alguma refeição e também momentos especiais para contar histórias, festejar conquistas, dividir problemas, pedir e dar conselhos. Estas ocasiões trazem alegria e esperança e são oportunidades para fortalecer os laços familiares. Claro que, quando não há harmonia na família, estas visitas tornam-se um pouco constrangedoras e até acontecem com menos frequência ou nem mesmo existem.
No texto que lemos hoje, vimos que Moisés recebeu uma visita especial: sua esposa, Zípora, seus filhos, Gérson e Eliézer, e seu sogro, Jetro. Isso só podia resultar em festa! Conversando com Jetro, Moisés pôde compartilhar tantas maravilhas e também as dificuldades que estava vivendo junto com o povo de Israel, Jetro se alegrou com as boas notícias.
Então, o sogro começou a acompanhar um pouco do dia a dia de seu genro. Ele logo percebeu que havia problemas. Moisés estava sobrecarregado e também vinha levando o poco à exaustão. Seu sogro, muito gentil e amavelmente, preocupou-se com a situação e aconselhou o genro: "Escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes..." (v 21). Jetro orientou-o a dividir a carga pesada que estava carregando. Um sábio conselho a que Moisés atendeu.
Que visita proveitosa! Além da alegria de ver os parentes, resolveu-se um problema. Aplicando este texto às nossas vidas, podemos concluir que devemos aproveitar ao máximo a presença de nosso familiares, visitar os que estão distantes e sempre que possível ajudá-los a resolver seus problemas. - ACS/VS
SÁBIO NÃO É SOMENTE QUEM ACONSELHA, MAS TAMBÉM QUEM ACEITA A ORIENTAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário